sexta-feira, 25 de julho de 2014

...bolo frappé...

...aprendi a fazer esse bolo com minha mãe, que nunca nos deixava passar um fim de semana sem um bolo, um pudim, canjica, gelatina, doce de abóbora, doce de coco ou qualquer outra guloseima em nossa casa...apesar dos poucos recursos financeiros ela trabalhava a semana inteira de segunda a sábado em dois empregos...e aos domingos além de lavar e passar toda a roupa ela sempre nos fazia um doce e eu me lembro que os filhos dos vizinhos vinham por causa do cheiro delicioso que se espalhava e ela nos dizia:...já viram que nunca comemos um bolo só nós....sempre temos visitas pra repartir....mas ela gostava....
...bata quatro claras em neve e separe...(se os ovos forem muito pequenos coloque cinco)...numa vasilha bata as quatro gemas com duas xícaras de açucar e 100 gramas de margarina ou manteiga até obter um creme claro e uniforme....acrescente uma xícara de leite de cocotrês xícaras de farinha de trigo e bata....depois de bem misturado junte as claras em neve e uma colher de sopa cheia de pó royal.....misture bem e separe em duas porções ( pode usar a tigela onde bateu a clara)....numa das vasilhas acrescente uma xícara de coco ralado e misture bem....na outra vasílha acrescente tres colheres bem cheias de chocolate em pó....numa forma untada com manteiga e farinha ou com manteiga e chocolate em pó....coloque primeiro a massa de coco e depois, no centro a massa de chocolate....uma sobre a outra sem mexer....leve ao forno e deixe assar até ficar dourado...cada forno tem seu tempo...ideal que já esteja pré-aquecido...
...retire do forno...deixe esfriar e desenforme....cubra com uma camada de nutella e sobre a nutella espalhe o ganache de chocolate...(uma lata de creme de leite derretido com 100 grs de chocolate ou tres colheres bem cheia de chocolate em pó).....bom apetite...!!!!!!!
..a nutella não existia na receita da minha saudosa mãe...mas eu ponho pois meu filho é apaixonado por nutella e que mãe não gosta de agradar seu filhote....hua hua hua!!!!!

3 comentários:

  1. uma mordida nesse bolo vale mais que mil palavras! kkk Jose Mariano Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode chegar...cumpadi...e cumadi!!!!!desde que acompanhados da minha pequena cocada!!!

      Excluir
  2. ....é só chegar cumadi e cumpadi...desde que tragam minha pequena cocada...!!!!

    ResponderExcluir